21 agosto, 2010

As pequenas ditaduras...


Incrível!
Quando se olha em nosso redor e se pensa que tudo vai correr bem e vai ser harmoniosamente vivido, acontece alguma coisa e tudo muda. Ou é o meu pensamento que me relembra dos meus problemas ou surge alguém no papel de ditador a querer mandar e desmandar em tudo e todos. As pessoas não são bonecos! Irra! Mas que sina! Há pessoas que me tiram do sério. O nível de controlo exigido é tão alto que me sinto um balão prestes a explodir. De certeza que já te aconteceu: sentires-te claustrofóbico, ansiando a liberdade, a paz e o sossego.
Tudo se torna ainda mais complicado quando alguém te bombardeia com perguntas e respostas; ordens e conselhos descabidos; palavras e monólogos que parecem não findar. Mas que tormento! O silêncio torna-se a minha escolha. Acabo por desligar do mundo: penetro o que vejo, envolvo-me nos meus pensamentos e finjo dar ouvidos a quem apenas se vê e se ouve a si próprio. O mundo corre, as situações acontecem e as coisas alteram-se.
O ser humano distingue-se dos outros seres por ser racional. Com isto entenda-se (minimamente) inteligente e com inúmeras capacidades. Porém, é aterrador o número de pessoas que vivem no desequilíbrio. Preferem falar, falar e falar. O equilíbrio é bom e nunca é demais. A lógica inerente à célebre frase de Zenão de Cítio, filósofo grego, «a natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar» dispensa quaisquer comentários.
É uma virtude saber explorar todos os nossos sentidos e capacidades. Hoje sinto-me com vontade de trabalhar exclusivamente o pensamento e a fala. Não que me apeteça falar, mas sim gritar, gritar para te calares e ouvires o mundo que suspira (in)cansavelmente por silêncio, respeito e liberdade.

Agradeço que a minha liberdade seja respeitada!
«Só peço para ser livre. As borboletas são livres.» [Charles Dickens]

RN

1 comentário:

  1. Espectáculo!
    Muito bom mesmo!
    Como te entendo...cuidado com os salazares que por ai andam!! =P

    ResponderEliminar