03 dezembro, 2011

Bem-vindo Dezembro!

Bem-vindo Dezembro!
O último mês do ano chegou.
Euforia, consumismo, solidariedade, alegria, tristeza, nostalgia... Tantas palavrinhas soltas diferenciam este mês dos demais. E tudo porque é Natal!
Porque é Natal vamos ajudar!
Porque é Natal vamos oferecer!
Porque é Natal vamos pensar em quem nada tem!
Porque é Natal vamos. Simplesmente porque é Natal.
Corrói-me por dentro ver tamanho consumismo, ver esta cultura a seguir cada vez mais o caminho do fácil, do efémero e do material. Alegra-me ver a força que as campanhas de solidariedade têm nesta altura do ano, obtendo óptimos resultados. Mas fervo por dentro quando penso que um ano tem doze meses e apenas no último a 'verdadeira' vontade de ser solidário chega a nossas casas. Entristece-me por demais ouvir conversas de café sobre a fome no mundo, a fome na cidade ou a fome do vizinho. Meu coração envereda pelo silêncio, calando minha boca ao mundo. A fome existe o ano inteiro, sejamos realistas.
Olhemos para o lado. Olhemos para a frente. E analisemos também o que, ou quem, ficou para trás. Deixemos de olhar apenas para nós próprios, para o nosso umbigo, para o espelho que temos em casa, ou para o reflexo que vemos quando passamos numa loja. Se olharmos bem, iremos ver que o nosso vizinho, o nosso colega, amigo ou conhecido precisa de ajuda. Talvez tenha fome. Ou talvez tenha uma dor enorme no peito porque os filhos têm fome. Ou simplesmente tem uma dor de falta de Amor, Carinho, Amizade... de um abraço.
E talvez seja Fevereiro ou Março.

Feliz Natal!

RN

Sem comentários:

Enviar um comentário